sexta-feira, 3 de junho de 2011

História dos EUA

   A história dos Estados Unidos da América é uma história de um país novo, porque só declararam a independência a Inglaterra, em 4 de Julho de 1776, mas Inglaterra só aceitou em 1783 (tratado de Paris), depois de terem estado em guerra. O território dos EUA, foi habitado por dezenas de tribos nativas, antes da chegada dos primeiros exploradores da Europa. A partir do século XVI, os EUA começaram a ser colonizados. Os ingleses colonizaram a costa atlântica, onde foram fundadas treze colónias. Inicialmente estas colónias, eram muito diferentes em termos de política e culturalmente, mas depois decidiram unir-se e declararem independência aos EUA. Desde então, os EUA evoluíram e tornaram-se uma super potência, passando a ter influência sobre a política, económica, militar e cultural no panorama mundial.

Bandeira dos EUA

    A Bandeira dos Estados Unidos da América consiste em 13 faixas horizontais, cujas cores são vermelho (que cobrem o topo e a parte de baixo da bandeira) alternando com branco. Há um rectângulo azul no canto superior esquerdo, com 50 pequenas estrelas brancas. Cada uma destas estrelas simboliza um Estado do país, e cada uma das faixas horizontais representa uma das antigas Treze Colónias. O vermelho simboliza resistência e valor, o branco simboliza a pureza e inocência, e o azul representa vigilância, perseverança e justiça.

Bandeira dos EUA

Mapa dos EUA

Feriados dos EUA

1º de Janeiro: Ano Novo
3ª segunda-feira de Janeiro: Aniversário do Martin Luther king
3ª segunda-feira de Fevereiro: Dia do Presidente
26 de Março: Kuhao Day in Hawaii
Última segunda-feira de Maio: Dia da Memória
4 de Julho: Dia da Independencia
1ª segunda-feira de Setembro: Dia do Trabalhador

2ª segunda-feira de Outubro: Dia do Colombo
11 de Novembro: Dia dos Veteranos
4ª segunda-feira de Novembro: Dia de Acção de Graças
25 de Dezembro: Natal

Culinária dos EUA

Numa nação formada por descendentes de pessoas de todos os cantos do mundo, seria de esperar que a culinária dos Estados Unidos da América tivesse influências de várias culturas. De facto, não se pode dizer que haja uma única culinária dos Estados Unidos, mas várias, entre as quais:

-A culinária dos índios norte-americanos;
-A culinária sulista que, em parte, se confunde com a culinária dos negros norte-americanos.

E no entanto, há receitas que, embora possam ter outras origens, se tornaram como símbolos da cultura americana. Uma destas é o hambúrguer - que provavelmente existiu muito antes dos EUA, mas que foi generalizado no século XX através de empresas daquele país.
Outras formas que marcam quem viaja nos Estados Unidos são, por exemplo, o brownie, um bolinho de chocolate que não falta em nenhuma festa naquele país ou o jantar do dia de acção de graças, com o peru assado, servido com o "recheio" à parte, com puré de abóbora e com doce de oxicoco.

Culinária dos EUA

Acidentes Geográficos

       O território nacional conta com múltiplas formas de acidentes geográficos e é comum dividir-se a parte dos Estados Unidos na América do Norte excluindo o Alasca em três grandes regiões orográficas: a ocidental, a central e a oriental. À medida que se avança para o interior, a planícies costeiras do litoral Atlântico dão lugar a bosques caducifólios e à meseta de Piedmont. Os Apalaches separam a costa oriental dos Grandes Lagos das pradarias do centro-oeste. O principal sistema hidrográfico do país, formado pelos rios Mississipi e Missouri é o terceiro maior sistema fluvial do mundo percorre o centro dos Estados Unidos de norte a sul. A pradaria plana e fértil das Grandes Planícies estende-se até ao oeste, até ser interrompida por uma região de terras altas no sudoeste. As Montanhas Rochosas, na borda ocidental das Grandes Planícies, atravessam a nação a partir do norte até o sul, chegando a altitudes superiores a 3 400 metros. Ainda na região oeste encontram-se a Grande Bacia do Nevada (Great Basin) e desertos, como o de Mojave, Sonora e Chihuahua. As montanhas de Serra Nevada e a Cordilheira das Cascatas (Cascade Range) encontram-se próximas à costa do Pacífico. O Monte McKinley, no Alasca, com 6 194 metros de altitude, é o ponto mais alto do país e de todo o continente. Os vulcões activos são comuns ao longo do Alasca e nas Ilhas Aleutas e no estado do Havaí só existem ilhas vulcânicas. O super vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nas Montanhas Rochosas, é a maior vulcão do continente.

Geografia

   A área dos EUA é de aproximadamente 7 761 475 km². A seguir à Rússia e ao Canada, os EUA são o terceiro ou quarto país com mais área total (terra e água). De acordo com, a Enciclopédia Britânica os EUA contem 9 372 610 km² em superfície (sendo o terceiro maior país do mundo).

Casa Branca

       A Casa Branca (tradução literal do inglês: White House) é a residência oficial e principal local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos, sendo, ao mesmo tempo, a sede oficial do poder executivo naquele país. Localizado na Avenida Pensilvânia, nº 1600 em Washington D.C., o edifício foi construído no período compreendido entre 1792 e 1800, pintado de arenito esbranquiçado no estilo georgiano. Tem sido a residência executiva de todos os presidentes americanos desde o mandato de John Adams. O edifício foi expandido por Thomas Jefferson que ali se instalou em 1801, com o auxílio do arquitecto Benjamin Henry Latrobe, através da criação de duas colunas, cada uma das quais destinada a dissimular estábulos e armazéns. Em 1814, durante a guerra, o edifício ardeu quando o exército britânico incendiou toda a cidade de Washington D.C., destruindo o interior e queimando muitas das paredes exteriores. A reconstrução iniciou-se quase imediatamente e o presidente James Monroe mudou-se para a semi-reconstruída casa em Outubro de 1817. A construção continuou com a adição do Pórtico Sul em 1824 e do Norte em 1829. Devido à aglomeração dentro da própria mansão executiva, o presidente Theodore Roosevelt teve quase todos os escritórios de trabalho localizados na recentemente construída Ala Oeste em 1901. Oito anos depois, o presidente William Howard Taft expandiu a Ala Oeste e criou o primeiro Salão Oval, o qual foi sendo posteriormente movido conforme a secção ia sendo expandida. O terceiro andar, que era um sótão, foi convertido em quartos comuns em 1927. A recém construída Ala Leste foi usada como uma área de recepção para eventos sociais; ambas as novas alas foram ligadas às colunas de Jefferson. As alterações na Ala Leste foram concluídas em 1946, criando um espaço para trabalho adicional. Em 1948, as paredes exteriores da casa e as vigas de madeira internas foram a principal razão do próximo fracasso. De acordo com o presidente Harry S. Truman, os quartos interiores foram completamente desmantelados, resultando na construção de um novo e interno vigamento de aço e na remontagem dos quartos interiores.O termo Casa Branca é usado como uma alcunha para Gabinete Executivo do Presidente. O código do Serviço Secreto para o local é "crown" ("coroa"). A propriedade pertence ao National Park Service, que administra parques nacionais e monumentos.

Casa Branca

Principais Cidades

Nevada

Florida

Washington

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Chicago

Los Angeles

Havai

Geórgia

Connecticut

Califórnia

Alabama

Alasca

Grande Selo dos EUA

  O Grande Selo dos Estados Unidos é utilizado para autenticar determinados documentos emitidos pelo governo dos Estados Unidos. A expressão é utilizada quer para designar o selo físico e, mais genericamente, para designar o símbolo. O Grande Selo foi usado publicamente pela primeira vez em 1782.Os EUA têm o seu brasão de armas, o qual foi criado pelo Ato do Congresso do dia 20 de Junho de 1782, que é o Grande Selo dos Estados Unidos da América. Ele é utilizado duas a três mil vezes ao ano, em vários tipos de documentos governamentais, como em passaportes, tratados, insígnias militares, etc. Ele é o mesmo selo que o antigo Congresso dos EUA usava antes de formar o Congresso constitucional. E foi por ordem do código dos EUA estabelecido e declarado, pelo Congresso foi criado o Selo dos EUA.

Grande Selo dos EUA

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Basquetebol

    O basquetebol na América é muito apreciado, daí haver na América uma das melhores ligas de basquetebol do mundo. A National Basketball Association ou NBA, sendo localizada na América do Norte .O campeonato tem 30 equipas (29 estadunidenses e 1 canadense), divididas em 2 conferências (Este e Oeste). Ao final de uma temporada regular de 82 jogos, as 16 melhores equipas classificadas enfrentam-se nos playoffs (fase final da competição).

Basquetebol

Futebol Americano

      O futebol americano, conhecido nos Estados Unidos da América simplesmente como football ("futebol", em português), é um desporto de equipa e de contacto que surgiu de uma variação do rugby e que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade táctica e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem-se uns aos outros, tentando passar uma bola por uma linha que se encontra no meio campo do adversário durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real. É frequente ver no futebol americano uma metáfora para a guerra, com muita violência pessoal a ter lugar dentro do campo, com jogadores que pesam 150kg ou mais a empurrar-se mutuamente com cada grama do seu peso.

Futebol Americano

Beisebol

      O basebol (ou beisebol) (do inglês baseball), é um desporto praticado por duas equipas, que alternadamente ocupam as posições de ataque e defesa. É um desporto muito popular na América do Norte, em alguns países da América Central e no Extremo Oriente. Nos Estados Unidos a modalidade é a que atrai mais espectadores aos estádios. O basebol, apresentado a título de modalidade de demonstração em vários Jogos Olímpicos dispersos ao longo do tempo, foi incluído no programa oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, sendo posteriormente removido a partir de Londres 2012. Paralelamente aos clubes da Major League Baseball (liga dos EUA), formam-se ligas menores (Minor Leagues), ligas semi-profissionais, amadoras e ligas pertencentes a instituições privadas.

Beisebol